Tempo

Multiroom

    Hoje, multiroom é muito mais do que distribuir músicas em diversas áreas da casa.  Significa poder controlar fontes de sinal independentes a partir de tablet ou celular, ou integrá-las à automação e sistemas de distribuição de vídeo de alta definição.
    Os sistemas de som ambiente variam desde sistemas simples, geralmente centrados em um receiver de home theater, ou sofisticados, formados por controlador dedicado e paineis – os keypads.   Estes são indicados a quem irá ouvir músicas de rádios on-line na cozinha, de CD player no quarto, de um iPod na varanda.
    Para a melhor instalação e escolha dos equipamentos de som ambiente, é preciso levar em conta o tamanho do espaço e as necessidades da família.   A princípio, não é preciso ter amplificador e caixas com alta capacidade de potência, a menos que um dos cômodos ou área externa seja usado para festas.

    Multiroom Digital HD - O avanço da automação residencial em todo o mundo serviu como porta de entrada para produtos digital multiroom que permitem não só a distribuição de sinais de áudio multicanal mas também vídeo HD para toda a residência.
    Embora a conexão HDMI limite o tráfego de altas taxas de dados em cabos superiores a 15m2, é possível usar extensores com cabo de rede (UTP) e ampliar acima de 50m a distância para a transmissão dos sinais HD.
    É fundamental contar com um profissional especializado para executar um projeto de multiroom.   Este envolve conhecimento técnico e todo o trabalho de infraestrutura na instalação das caixas de embutir, dutos de cabeamento e fiação elétrica separada.   É ele quem fará os cálculos para o diâmetro dos cabos, especificação de potência e o posicionamento correto dos falantes para atingir cobertura sonora suficiente em todos os espaços.